Revista Diário - 6ª Edição - Maio 2015

Revista DIÁRIO -Maio 2015 - 56 A palmeira típica da Amazônia, o açaizeiro (Euterpe oleracea), é encontrada de forma abundante e es‐ pontânea nos estados do Pará, Amazonas, Amapá, e no Maranhão, utilizada para produção do vinho da fru‐ ta e do palmito retirado do caule da árvore. Ambos têm boa aceitação nas regiões Norte e Nordeste, envolvendo grande parte das populações tradicionais, gerando em‐ prego e renda na comunidade amazônica. Estudos apontam como os maiores gargalos para o aumento da venda da “Pérola da Amazônia” a ausência de tecnologia, já que todo o processo, desde extração, produção, transporte e distribuição, até à comercializa‐ ção, é feito quase totalmente de forma artesanal. Outros problemas, como a intermediação entre o co‐ letor e o comerciante, feita pelo popularmente conheci‐ do “atravessador”, que incide na oneração do valor do produto final, e consequentemente repassado ao consu‐ midor,, principalmente na entressafa (fase escassa do alimento), que ocorre também no período chuvoso, as‐ sim como boas estratégias de marketing e acesso ao mercado, além da forma de manuseio que acaba pelo au‐ mento da contaminação do alimento. ● Após ser identificado o crescimento na venda do açaí, considerado como o fruto mais consumido da Amazônia e ultimamente do Brasil, e ainda de forma incipiente até fora do país, deu-se início a diversas pesquisas por órgãos como Embrapa, Emater e Suframa, no intuito de se criar estratégias que pudessemmelhorar sua qualidade. SabordaAmazônia Texto: Douglas Lima AÇAÍ - A“PéroladaAmazônia ”

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