Revista Diário - 18ª Edição
vés de recursos federais para habi- taçãoque existem,mas tambémpo- demos ter uma parte dessa área voltada à população de classe média, quemoramal, pagando alu- guel, por exemplo, seja verticali- zando, seja licitando terrenos. Temos que ter tambémáreasparao setor institucional, como prédios públicos, o Judiciário, Promotoria, Defensoria Pública, enϐim, todo um aparelhoqueopoderpúbliconeces- sita ediϐicar. Diário – A ideia é transferir para lá boa parte dos órgãos pú- blicos? JoãoBosco– OCentroAdminis- trativo de Macapá hoje está asϐi - xiado, estrangulado mesmo, daí a necessidade de se redimensionar a localizaçãodesseconglomeradoad- ministrativoepara issoessa áreada Infraero pode ser vital para resol- vermos esse problema. Diário – Estados como o seu Mato Grosso romperam as bar- reiras com o passado e ediϐica - ram novos centros administrati- vos fora dos bairros centrais da capital, dando início a novas áreas urbanas planejadas e pen- sadas para o futuro. É isso que o senhor defende? JoãoBosco– Exatamente. Tanto emCuiabá como emCampoGrande os centros administrativos são fora do eixo central da cidade. Macapá pode seguir essemodelo. Diário – Essa mobilização em torno da ocupação dessa área da Infraero resultou inclusive na mudança do plano de se cons- truirumasegundapistadepouso para o aeroporto deMacapá, que seriam perpendiculares e agora deverão ser paralelas. É isso mesmo? João Bosco – A Infraero recuou, sim, com relação a uma segunda pista, e se o ϐizer fará mesmo perto daoutra, portanto sobrarámaisárea para a expansãoda cidade, quepos- sui uma malha viária concentrada demais, o que chega a ser traumá- tico, pois nós temos que ter uma malha difusa, daí defendermos a ocupação ordenada da área da In- fraero, que servirá para dar melho- rescondiçõesdemobilidadeurbana paraMacapá. Diário – Daí então ter esse pensamento de uma expansão também comercial para este novo setor da cidade? JoãoBosco– Exatamente. Épos- sível destinar através de licitação parte dessa área para o segmento empresarial, como concessionárias de veículos, postos de gasolina, far- mácias, além do aparelho público, como hospitais, creches, enϐim. Diário – Até mesmo a nova sede da Justiça Federal foi cons- truída naquela área, não é mesmo? João Bosco – A nossa sede foi muitobemconstruída, sim, inclusive daí porquedefendoqueoganho so- cial com a urbanização da área da Infraero será imensoeas futurasge- rações irãoagradecer opresentepor essa ação.
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