Revista Diário - 16ª Edição - Junho 2016
Economia Revista DIÁRIO - Junho 2016 - 24 E m entrevista concedida com exclusividade ao Siste‐ ma Diário de Comunicação (Jornal, Rádio e Revista), o titular da Secretaria de Estado de Transportes (Se‐ trap), Jorge Amanajás confirmou que o governo do estado está fazendo o levantamento da situação a Estrada de Fer‐ ro do Amapá (EFA): “O governo elegeu a ferrovia como prioridade após a confirmação do decreto de caducidade da concessão até a pouco tempo vigente comamineradora Zamin. Realiza‐ mos uma vistoria em todos os pontos e constatamos o abandono e o descaso em relação ao cuidado como patri‐ mônio público nos últimos anos. Vagões abandonados, tri‐ lhos retirados, furto dos cabos usados para as locomotivas operarem e o matagal que se formou em torno do trilho foramalguns dos problemas detectados na área”, lamenta Amanajás. Após esse levantamento, segundo o secretário, serão iniciadas as tratativas para a recuperação e a reto‐ mada do funcionamento do trem. "Percebemos que a es‐ trutura está bastante sucateada. Temos vários relatórios e agora vamos fazer um definitivo. De imediato assumi‐ mos o patrimônio para evitar que ele continue da forma como está, pois esta ferrovia temumvalor econômico, so‐ cial e histórico para o povo do Amapá", explicou. Segundo Amanajás, os serviços de recuperação dos tri‐ lhos da ferrovia e do trem serão feitos nos próximos seis meses. “Esse será o tempo necessário para que o governo publique um novo edital de concessão. Já temos conheci‐ mento de empresas interessadas em explorar a ferrovia. Uma nova concessão é a melhor saída, pois não temos re‐ cursos suficientes para manter a Estrada de Ferro funcio‐ nando nas condições que desejamos; para que isso ocorra, entretanto, é necessários deixar a ferrovia em pleno fun‐ cionamento”, esclareceu. A paralisação da ferrovia, que ocorreu em2014, gerou perdas significativas para a economia do Estado. Os pro‐ dutores que dependiam das viagens de trem para fazer o escoamento dos produtos para a capital atualmente bus‐ cam transportes alternativos. No setormineral, a situação é amesma. Só nomunicípio de Serra do Navio há cerca de quatro bilhões de toneladas de manganês estocadas que poderiam ser exportadas. Com o objetivo de ressarcir os prejuízos causados ao estado, a empresa ZaminMineração será acionada na jus‐ tiça pelo governo. Conforme explica o titular da Setrap, a ação serámovida via Procuradoria Geral do Estado (PGE). “No contrato de concessão entregamos tudo funcionando e emboas condições para amineradora. Hoje estamos as‐ sumindo a Estrada de Ferro sem que esteja em operação; portanto, vamos buscar na Justiça a reparação desses da‐ nos”, afirmou Jorge Amanajás. ● ● SecretáriodaSetrap, JorgeAmanajás
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