Revista Diário - 16ª Edição - Junho 2016
Revista DIÁRIO - Junho 2016 - 12 Evento V alorizar e divulgar os ingre‐ dientes e as técnicas locais na gastronomia são dois pontos centrais da 11ª edição nacional do Brasil Sabor, festival gastronômico realizado pela Abrasel que envolve restaurantes associados em todo o País. O foco deste ano é Origem e Originalidade e faz alusão, justa‐ mente, ao resgate de sabores e pro‐ cessos já quase esquecidos, à im‐ portância da origem dos alimentos e sua função social. Os restaurantes participantes preparam pratos es‐ peciais para o festival e cada cidade pode criar promoções e dinâmicas exclusivas para os consumidores. Com o tema “Origem e originali‐ dade na gastronomia amapaense”, a edição deste ano ocorrerá no espa‐ ço multiuso do Sebrae/AP nos dias 30/06, 01 e 02/07. Além das 22 no‐ vas criações da culinária local co‐ mercializadas a preço popular, o evento conta apresentações de MPA e MPB e a cozinha show com uma programação variada que terá co‐ mo diferencial este ano o fatpo de ocorrer durante um mês inteiro. O evento é uma realização da Abrasel, Sebrae, Governo do Amapá, Prefei‐ tura de Macapá, Sesc e Senac. A empresária Elaine Vieira, que já presidiu a Abrasel‐AP, diz que das mais de 50 atividades econômicas que são de alguma forma impacta‐ das pelo turismo, a gastronomia exerce um grande papel. “Todas as atividades são importantes a bem da verdade, cada uma de alguma forma garante ao turista que nos vi‐ sita conforto, comodidade, prazer, descanso, entretenimento e, claro, alimentação. Então a gente quer aproveitar a oportunidade que um festival proporciona para atrair mais pessoas para nossos restau‐ rantes e também para a cidade”, diz a empresária. O festival Brasil Sabor acontece simultaneamente em todo o país, congregando mais de 1,4 mil restaurantes dos quatro cantos do Brasil, valorizando ainda mais o país como destino turístico. A gastronomia está cada vez mais presente no turismo brasilei‐ ro. O número de viajantes que arru‐ mam as malas com destino a um dos mais de duzentos festivais gas‐ tronômicos que ocorrem todo ano pelo país é cada vez maior. Os gas‐ tos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do trans‐ porte, de acordo com a última Pes‐ quisa de Turismo Doméstico do Mi‐ nistério do Turismo. Algumas cidades como Tira‐ dentes (MG), Joinville (SC) e Brotas (SP) realizam festivais gastronômi‐ cos. Nenhuma nasceu com essa vo‐ cação, mas encontraram na gastro‐ nomia um reforço para seus atrati‐ vos turísticos. Tiradentes é uma das principais cidades históricas do país; Brotas, um importante destino de esportes de aventura e Joinville, uma cidade de arquitetura colonial alemã com um dos melhores índi‐ ces de desenvolvimento humano (IDH). ● ● A estratégia de ir a lugares públicos como mercados e feiras é uma estratégia para aproximar o público à boa gastronomia que os restaurantes apresentam. Origeme a originalidade da gastronomia do Amapá
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