Revista Diário - 12ª Edição - Novembro 2015
v Revista DIÁRIO - Novembro 2015 - 39 O ano de 1717 é ummarco decisivo que vai in luenciar futuros ventos libertários de mudança em todo o mundo. Nesse ano é criada a Grande Loja Unida da Inglaterra, considerada até hoje a Mãe Histórica da Maço‐ naria Universal. Fundada no dia 24 de junho de 1717, na Cervejaria do Ganso e da Grelha (The Goose and Gridiron), conseguiu reunir nesse históricomomento as lojasmaçônicas ACoroa (The Crown), AMacieira (The Apple), Copázio (copo gran‐ de, copaço) e as Uvas (The Rummer and Grappes). Elegeram como primeiro grão mestre o irmão Sir An‐ tony Sayer. As três primeiras lojas foram constituídas de maçons operativos e, a quarta, a do Copázio e das Uvas, foi constituída por homens eminentes e nobres. Entre eles destacamos a igura intelectual do reverendo presbiteriano James Anderson. Ele escreveu, em l723, o famoso Livro das Constituições (Livre des Constituitones), mais conhecido como Constituições de Anderson. A 2ª edição da Constituição Maçônica de James An‐ derson foi impressa e amplamente divulgada em 1738, e adotada e disseminada por várias potências maçônicas em diversos países da Europa. Coincidentemente, no mesmo ano, no dia 28 de abril, é emitida a chamada Bula Mãe da Igreja Católica, bula que proibia terminantemen‐ te católicos de se tornarem maçons. Quem a desrespei‐ tasse lhe era imputada pecha de herege e excomungado, perseguido como uma pessoa vil, indigna de con iança do clero e da nobreza. REVOLUÇÕESNAEUROPA, ESTADOSUNIDOSEBRASIL Aos olhos da Igreja Inquisitorial da Idade Média, pré Moderna eModerna, a história daMaçonaria seria formada por hereges como Jacques DeMolay e seus templários, John Huss, Lutero, João Calvino, Henrique VIII, Copérnico, Gali‐ leu Galilei, Giordano Bruno e tantos outros. A Igreja Católica e a nobreza tinham a Maçonaria Pro‐ testante como voraz inimiga e a própriaMaçonaria Católica também já tinha aderido ao Movimento Iluminista, que ir‐ radiava em toda a Europa, sendo sua grande referência his‐ tórica de construção omaçom Jean Jacques Rousseau. Não tinha mais como o clero e a nobreza frearemomovimento libertário e republicano no mundo daquela época. No dia 4 de julho de 1776 ocorre a Independência dos Estados Unidos da América sonhada por AbrahamLincoln e promulgada por George Washington, respectivamente, maçons e protestantes. A América estava inalmente livre do jugo imperialista inglês para construir umnovo país ins‐ pirado nos mais nobres ideais comuns republicanos. Simultaneamente, em 1789, eclode a Incon idência Mi‐ neira, no Brasil, e a Revolução Francesa (1789/1799), mo‐ vimentos libertários in luenciados por maçons. O lema Li‐ berdade, Igualdade e Fraternidade, da França Revolucioná‐ ria, torna‐se a trilogia emblemática daMaçonariaUniversal. A primeira associação maçônica no Brasil – que ainda não era uma loja regular – foi fundada emPernambuco pe‐ lo botânico Manoel de Arruda Câmara, em 1.796, e icou conhecida como o Aerópago de Itambé. Foi devido à in‐ luência do Aerópago que ocorreu em 1817 a Revolução Pernambucana. Organizada por maçons, o ideal era, também, republi‐ cano. Logo o movimento depõe o governador e proclama a República em6 demarço de 1817. Dura quase trêsmeses e logo é derrotado pelas tropas imperiais. Os principais lí‐ deres são enforcados, à exceção de Frei Caneca, também maçom, que sobrevive. Marcoshistóricos importantesdaMaçonaria Universal
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