Revista Diário - 12ª Edição - Novembro 2015

Revista DIÁRIO - Novembro 2015 - 14 Opinião Palestrante teve que rodar o país até finalmente retornar ao estado onde nasceu para proferir palestra emque aponta caminhos para o desenvolvimento local. As valiosas dicas de JoãoKepler parao Amapá U m dos mais conceituados e requisita‐ dos palestrantes em atuação no mer‐ cado nacional é João Kepler Braga, que esteve recentemente em Macapá onde, aliás, ele nasceu. E veio com uma missão das mais atualizadas, falar de inovação. Ele conversou com a Revista Diário sobre essa e outras ex‐ periências acumuladas. João ensina de forma empolgante, descontraída até, fornecendo dicas simples e importantes para vender so‐ nhos, relacionamento, ter relevância social na internet, entender o comportamento do novo consumidor, e mostra, na prática, com exemplos reais, as melhores técnicas de ven‐ das e estratégias de marketing para fazer frente aos desafios dos dias atuais. CRISE Tendo os tempos difíceis da economia como pano de fundo, o palestrante diz que a inovação é uma ferramenta importante para driblar a crise e levar qualquer em‐ preendimento a outro patamar. “Temos que mostrar que é preciso fazer de tudo para reagir e não ficar parado, como se alguém decidisse desligar o motor de uma lancha em plena correnteza, sabe?”, indaga Kepler. Como exemplos de inovação, ele cita o site “Airbnb”, que mesmo sem ter um único quarto, vale bilhões no mercado hoje por comercializar vagas em casas pelo mundo todo. “Ele já vale hoje mais que toda a rede hoteleira tradicional. Isso é inovação, abrir sua mente baseado em novos negócios que estão surgindo”, diz o especialista. Ele tam‐ bém cita o “Uber”, que embora tenha rendi‐ do polêmica com os táxis tradicionais, mos‐ tra força e inovação, com carros pretos que possuem o diferencial do wifi, leitura e ser‐ viço de bordo, enfim, diferenciais que rom‐ pem com o modelo tradicional. Ele comentou sobre as possibilidades do turismo. Com a alta do dólar, o turismo in‐ terno se fortaleceu, diz, mas não cresceu co‐ mo poderia. “Em Belém, inovou‐se ao apro‐ veitar um galpão de aviões velho que foi transformado em centro de convenções, o Hangar. Agora o turismo de eventos é a bola da vez e mudou o eixo do turismo no Pará. O Amapá poderia seguir esse exemplo”, diz Kepler. INOVAÇÃO - Napalestraproferida emMacapá, JoãoKepler faladas possibilidades que a criatividade proporciona. Emtempos decrisea inovação pode ajudar o empreendedor aencontrar soluçõespara reagir, sónão podeficar parado, como desligar o motor da lancha. Reportagem: Cleber Barbosa.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDAzNzc=